Title e Meta Description: o que são e como fazer?

teclado de computador branco

No mundo digital a concorrência é grande. Todas as empresas gostariam de aparecer na primeira página do Google. No entanto, poucas sabem o que fazer para conquistar uma posição de destaque. Para conseguir tal feito, é preciso executar um trabalho de SEO muito bem feito, que consiste em um conjunto de técnicas e práticas para melhorar a performance orgânica do site.  A otimização de Titles e Descriptions faz parte deste trabalho e é uma das coisas mais simples de serem implementadas. 

O que são titles e descriptions?

A tag Title é uma marcação no código HTML (<title>) que se refere ao título da página. Esse título é exibido nos resultados de pesquisa dos buscadores (SERP) e é considerado um dos fatores para ranqueamento, pois ela tem a função de informar ao mecanismo sobre o que se trata uma determinada página.

Já a Meta Description, que também é exibida na SERP logo abaixo da Title, não influencia diretamente no posicionamento orgânico do site. No entanto, também é importantíssima no trabalho de SEO, que tem a função de atrair os usuários para clicar no seu link. 

Como criar titles e meta descriptions otimizadas e atraentes?

O principal objetivo do Google é mostrar ao usuário os resultados mais relevantes para a busca que ele realizou. Por isso, a Title deve ser clara e conter a palavra-chave principal para aquele conteúdo. Além disso, é fundamental respeitar o limite de 65 caracteres. Caso este limite seja ultrapassado, o texto acaba sendo cortado e não fica atraente para o usuário.

A Meta Description serve como um apoio para a title, a fim de dar mais detalhes sobre o conteúdo que o usuário vai encontrar naquela página. Por ser um espaço maior, com um limite de 155 caracteres, é interessante aproveitar para incluir a palavra-chave principal e outras relacionadas, que são destacadas em negrito na SERP se elas estiverem na busca feita pelo usuário. Além disso, este conteúdo deve ser atrativo para chamar a atenção e convencer o usuário a clicar para visitar a página.

Utilize um contador de caracteres

Quando você não cria uma title e description personalizada para sua página, o Google se utiliza de trechos do conteúdo da página, que costumam ultrapassar o limite de caracteres recomendado. Dessa forma, suas Titles e Descriptions são cortadas e são adicionadas as reticências (…).

Nada atrativo, né?

Para não ter erro na hora de criar suas Titles e Descriptions, a Whip disponibiliza uma ferramenta de contador de caracteres. Enquanto você escreve na caixa de texto, a contagem é feita simultaneamente para facilitar sua vida 🙂

Exemplos de titles e descriptions otimizadas:

Além de respeitar o limite de 65 caracteres para a Title e de 155 para as Descriptions, é importante, também, que elas não sejam muito curtas. Aproveite ao máximo estes espaços preciosos para explorar palavras-chaves, adicionar informações relevantes e até mesmo inserir um call-to-action. 

Title:
Produtos de Maquiagem para a Pele: Pó, Blush, Batom – Maquiar (61 caracteres)
Description:
Encontre aqui os Melhores Itens de Maquiagem para a sua Pele. Pó Compacto, Blush, Rímel, Batom, Base, Lápis, Sombras, Delineador e Muito Mais. Confira! (151 caracteres)

Title:
Carros, Automóveis e Muito Mais de Diversos Modelos – McCarros (62 caracteres)
Description:
Encontre aqui Carros e Automóveis de Diversos Modelos e Marcas. Palio, Fiat, Gol, Corolla, BMW, Honda, Jaguar, Peugeot, Toyota, Polo e Muito Mais. Confira! (155 caracteres)

Title:
Brinquedos: Boneca, Carrinho, Jogos e Muito Mais – Brinkare Kids  (64 caracteres)
Description:
Encontre aqui os Melhores Brinquedos para o seu Filho! Bonecas, Carrinhos, Jogos, Patinete, Bicicletas, Instrumentos Musicais, Patins e Muito Mais! (151 caracteres)

Por mais simples que possa parecer, a otimização de Titles e Descriptions pode ajudar a melhorar bastante os seus resultados. Mas é claro que o trabalho de SEO é muito mais complexo e envolve uma série de técnicas e estratégias que devem ser trabalhadas em conjunto. O ideal é contar com uma agência especializada no assunto para acelerar seu crescimento e, é claro, sustentá-lo. Que tal aproveitar para conhecer o trabalho da Whip? Entre em contato.

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