Seu e-commerce está pronto para o natal?

“Já é novembro, o natal está chegando”. Essa é uma frase comum nessa época do ano, mas não para quem trabalha com o e-commerce. Para quem é da área, as preparações para uma das datas mais importantes do ano para o mercado, o Natal, começaram faz tempo.

No fim do ano é natural que o mercado aqueça ainda mais (mesmo em anos de crise econômica). Com as festas e amigos secretos, as pessoas costumam economizar para presentear o próximo ou a si mesmas. Levando em conta que a prática de compras realizadas pela Internet já se tornou uma atitude comum, os e-commerces devem estar preparados para receber uma quantidade de acessos muito maior do que no resto do ano.

Se você ainda não se preparou, ainda dá tempo. Siga algumas dicas essenciais para fazer a sua loja virtual receber os clientes de uma maneira promissora e alavancar os lucros.

#1 Produza conteúdos que colaborem com seu cliente.

A produção de conteúdo, além de aumentar a relevância do seu site, pode criar um diálogo frequente com o seu cliente ou até mesmo gerar mais confiança em sua marca. Nessa época, é essencial gerar mais conteúdo direcionado para atmosfera natalina e que resolva os problemas que geralmente acontecem nesta data (como o que dar de presente e pra quem), engajando ainda mais os seus clientes.

#2 Crie um calendário Marketing.

Manter os projetos bem planejados é a formula para trazer bons resultados. Com o calendário bem estruturado, é muito mais fácil se manter organizado. Black Friday, Natal, ano novo, tudo é uma oportunidade para vender mais e criar um engajamento com o seu cliente. Falando do natal, pense que suas campanhas já devem entrar no ar logo após o Black Friday.

#3 Invista pesado no serviço de entrega.

É natural que as vendas cresçam nessa época e, se a equipe de entrega não for rápida o suficiente, considere contratar mais pessoas para esse setor. Produtos não entregues dentro do prazo podem manchar a reputação da marca. Imagine um presente de natal que não foi entregue por um erro de logística da sua empresa.

#4 Verifique os links do seu site.

É comum que os sites apresentem alguns links “quebrados” (URL’s que não funcionam). Encontre-os e faça-os funcionar novamente, evitando descontentamento por parte dos clientes. Links quebrados soam como portas fechadas e dão uma sensação de amadorismo.

#5 Cadastre e atualize os produtos com antecedência.

Disponibilize todas as informações necessárias sobre eles. Manter o mix de produtos atualizado é muito importante para atrair mais clientes pela diversidade de ofertas. Os conteúdos podem (e devem) ser atualizados frequentemente, principalmente aqueles que vendem mais no natal.

#6 Crie um ambiente apropriado.

Fim do ano não é um mês qualquer, crie peças temáticas para a vitrine, focando no natal, ano novo e férias. Deixar o seu site nesse clima é um convite para as compras de fim de ano. Você sabe quais produtos vendem mais essa época (se não sabe, não fez a lição de casa), então em suas páginas produza um ambiente que convide o seu cliente a buscar informações mais procuradas nessa época sobre tempo de entrega, embalagem de presente temática, etc. Trate a landing page do produto com muito carinho.

#7 Diferencie-se da concorrência.

Diferenciar-se da concorrência é algo necessário. Tente se destacar, seja por promoções, prazos de entrega, frete grátis, parcelamento, entre outras possibilidades. Disponibilizar algo a mais para os clientes servirá como critério de desempate.

Aproveite as possibilidades de se comunicar e engajar o seu cliente nesse período. Aprenda com os erros e garanta credibilidade e confiança. Com tudo preparado, é só esperar que as boas festas e as vendas virão!

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