O que é CDN? Veja como melhorar a performance do seu site!

Uma dúvida de muita gente é sobre o que é um CDN (Content Delivery Network). Por não saber do que se trata, acabam perdendo a oportunidade de ter um site mais rápido, melhorando assim, a experiência do visitante.

Todo o site precisa de um servidor. É nele que ficam hospedados todo o conteúdo do site, como: imagens, vídeos, textos, arquivos de PDF, entre outros. A localização deste servidor interfere diretamente na velocidade de carregamento do site.

Por exemplo, se seu site está hospedado em um servidor nos Estados Unidos, e a maior parte de seus visitantes acessa do Sul do Brasil, a tendência é que seu site demore mais tempo para carregar o conteúdo para esses visitantes. Isso acontece pois os dados precisam “viajar pela internet” dos Estados Unidos para o Brasil, toda a vez que o conteúdo é acessado.

Como o CDN pode melhorar o carregamento do meu site?

O CDN existe para diminuir esse tempo, e volume de informações que percorrem entre o servidor e o local em que o site é acessado. Ele faz uma espécie de “espelhamento” dos arquivos mais pesados (imagens, vídeos, PDF). Assim quando uma pessoa no Brasil acessa um site que está em um servidor nos Estados Unidos, as imagens, vídeos, e arquivos mais pesados, serão enviados de um CDN que está localizado em São Paulo, por exemplo. Diminuindo a quantidade de dados enviados do servidor, e tornando mais rápido o carregamento do site, com os arquivos maiores sendo enviados pelo CDN.

Quer aprender de forma mais prática sobre o que é um CDN? Assista o vídeo abaixo, em que o CEO da Whip, Erick Formaggio, explica de maneira mais detalhada o funcionamento de um CDN 😉

Gostou? Então compartilha com seus amigos e se inscreve em nosso canal no Youtube, toda semana postaremos um vídeo novo =)  Aproveita e conta para a gente quais são suas dúvidas, e o que você gostaria de conhecer mais!

Até a próxima!

This entry was posted in Conteúdo and tagged , . Bookmark the permalink.