O poder do Remarketing

Uma visita apenas pode não ser o suficiente para convencer seu cliente a comprar ou agir dentro do seu site. Por isso o Google criou o remarketing, recurso de permite atingir e distribuir conteúdo para usuários que visitaram um determinado site à medida que eles navegam pela web. É como quando você visita um site e depois disso através de sites como o Youtube e outros você fica visualizando propagandas referentes ao que você viu lá.

remarketing no youtube

Remarketing no Youtube

exemplo remarketing no site

Exemplo de remarketing no topo de um site

O remarketing é um dos recursos mais inteligentes, dinâmicos e poderosos do Google pois ele faz com que sua publicidade acompanhe o seu cliente em potencial, através da navegação posterior ao seu site, ou seja: fora dos limites do seu site. O problema é que nem sempre é utilizado da maneira correta!

Essa inteligência de recursos precisa ser usada de forma com que a experiência de compra ou o relacionamento com a marca some pontos positivos, gerando mais conversões e trazendo de volta consumidores fiéis, ou até mesmo reconquistando quem foi embora sem levar nada. Trata-se de: associar as pessoas certas com a mensagem certa. Mas como fazer isso?

Primeiros passos

No processo de remarketing as falhas podem acontecer no quesito planejamento. Não se trata de apenas “bombardear” o usuário com sua oferta e seu logotipo. Dessa forma, o remarketing deixa de ser seu aliado e passa a ser um instrumento negativo. Por isso, lembre-se: o remarketing é um recurso para estender o diálogo e incrementar processos de compra, leads e ações, e não para falar sempre a mesma coisa!
Com a instalação da tag específica no código fonte do seu site, você pode começar a organizar suas listas de remarketing. Esse é o primeiro passo para definir quem você quer atingir. As possibilidades são inúmeras! Crie listas separadas por categorias de produto, produtos específicos ou para etapas de compra. Dessa forma, você pode ter mais de uma linha de atuação voltada para o mesmo objetivo a um custo muito mais baixo, o que aumenta consideravelmente suas chances de sucesso.

Analise as características do seu público

É importante analisar as características de cada público alvo com atenção. Certos produtos e serviços tem ciclos de compra mais complexos e longos, o que exige mais tempo e mais tato na abordagem do usuário. O remarketing permite que você se faça presente na vida do consumidor que abandonou seu site ao longo do processo de navegação, baseado nas ações que ele efetuou dentro do seu site. É nesse momento que você define a melhor forma de diálogo:

  • uma promoção para quem visitou determinado produto e não levou;
  • um desconto ou frete grátis para quem abandonou seu carrinho de compras – uma espécie de recuperação de venda;
  • um alerta de nova coleção para quem visitou uma categoria de produtos ou um acessório complementar de um produto já adquirido.

Dessa forma, você reconquista um usuário que já teve interesse pelo seu produto ou serviço e fortalece o relacionamento da sua marca com seu público-alvo.

Tome cuidado!

O remarketing é um recurso totalmente sensível a sua estratégia. Definir seus objetivos de conversão é crucial para que haja coerência entre a intenção do usuário e o que você tem a ofertar. É comum vermos erros de anunciantes que perseguem seus visitantes com incansáveis banners ao longo de meses mesmo que esses não mostrem retorno em leads ou vendas, ou ainda impactar um consumidor com banners de um produto que ele já tenha adquirido, muitas vezes com um desconto ou vantagem que ele não recebeu na hora da compra. Totalmente errado!

Com o tempo, o remarketing ajuda você a entender o comportamento do seu público-alvo e soma números e experiências valiosas na sua campanha. Junto da estratégia de pesquisa, monta uma linha de atuação em busca do sucesso do seu site, trazendo consumidores realmente interessados no seu negócio e disponibilizando uma conversa mais ampla e íntima com o seu cliente.

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E boas vendas!

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