Mudanças importantes nos resultados de busca

Na última sexta feira, dia 19/02, o Google iniciou uma mudança global na maneira como os anúncios são exibidos: foram removidos os anúncios posicionados na barra vertical direita. Desde então, os anunciantes contam apenas com as partes superior e inferior da página.

A barra vertical vinha sendo um espaço extra para a concorrência entre anunciantes, mas foi extinta pela companhia, em todos os idiomas, nos resultados de busca desktop. Junto a essa mudança, vem a adição de mais um anúncio no topo dos resultados. Antes, eram três textos e suas respectivas extensões. Porém, por enquanto, apenas consultas classificadas como “altamente comerciais” pelo Google terão até quatro anúncios nas posições superiores. Esse critério é baseado no que o Google interpreta como uma “pesquisa com alto potencial de compra” (fatores de análise e classificação não divulgados pela empresa). Na porção inferior, o espaço continuará com até três anúncios de texto. O lado direito da tela só poderá ser ocupado pelas campanhas de Google Shopping e pelos chamados “knowledge panels”.

Knowledge Panels:

knowledge panels

 

Resultado padrão com Google Shopping, Anúncio de texto e início da busca orgânica no final:

 

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É cedo para dizer, mas com a diminuição de espaço de exibição na primeira página de resultados, a concorrência vai aumentar significativamente. Dessa forma, poderemos enfrentar um CPC mais alto, uma taxa CTR mais alta e, consequentemente, variações notáveis nas taxas de conversão e no posicionamento dos anúncios e palavras-chave nas primeiras semanas pós mudança. Isso pode gerar CPAs mais altos e alterações de ROI enquanto nos adaptamos ao novo cenário.

O que devemos fazer?

Com a permanência dos resultados laterais para campanhas de Google Shopping, reforçamos a importância da atuação nesse segmento. Além de termos resultados de busca bastante específicos nessa ferramenta, podemos usar como complementação de performance, dobrando as chances de imprimir nas primeiras posições das primeiras páginas de resultados.

O acréscimo de um anúncio no topo da página também impacta os resultados orgânicos, uma vez que “empurra” para baixo as impressões desse canal. Investir em um trabalho eficiente de SEO pode ajudar a sua empresa a marcar presença também nas buscas não pagas do Google, aumentando as chances de performance nos primeiros resultados de busca.

A whip fica disponível para ajudar no que for preciso, para que os impactos dessa mudança sejam os menores possíveis para o seu negócio.

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Julia Dall’Agnol – Coordenadora de Links Patrocinados
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