Mensuração de resultados: quais métricas acompanhar?

análise de métricas no marketing digital

Uma das principais características do marketing digital é sua fácil e alta mensuração de resultados. A tecnologia permite avaliar, com baixo custo, alta precisão e velocidade (quase sempre em tempo real), os resultados das campanhas.  Dessa forma, a tomada de decisões pode ser feita baseada em dados concretos. Mas para analisar estes dados, é preciso saber quais métricas acompanhar. Então vamos conhecer as principais métricas do marketing digital?

Afinal, o que são métricas?

Métricas são um sistema de dados que serve para quantificar comportamentos, com o objetivo de medir desempenhos e tornar essas informações mensuráveis. O acompanhamento e interpretação dessas métricas é essencial para avaliar os resultados das ações de marketing digital. 

Para auxiliar na captação e apresentação dos dados, existem diversas ferramentas disponíveis. A mais famosa delas é o Google Analytics, mas também são muito conhecidas e utilizadas o Facebook Analytics, SEMRush, Twitter Analytics, Google Search Console e muitas outras.

As ferramentas ficam responsáveis por captar e registrar os dados e ações que os usuários realizam no seu site, aplicativo ou campanha. Com os dados em mãos, é a hora de saber o que e como analisar. Mas calma! É justamente nisso que queremos te auxiliar. 

Defina suas metas

A definição de metas é importantíssima para uma boa análise de dados, pois como diria Cheshire Cat, personagem de Alice no País das Maravilhas, “se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. Com os dados, é a mesma coisa. Se você não sabe o que vai analisar e qual meta quer atingir, qualquer dado serve.

Ao definir suas metas, sejam elas gerais do negócio ou específicas por campanha, você começa a limitar o que precisa acompanhar. Digamos que você tem um e-commerce e que sua meta seja vender R$100.000,00, sendo que 75% deste valor (R$75.000,00) deve provir de anúncios de Google Ads. Pronto, já sabemos que é preciso acompanhar as vendas de cada canal separadamente. 

Com as metas definidas, está na hora de conhecer as principais métricas utilizadas no marketing digital e escolher quais acompanhar.

Quais as principais métricas do marketing digital?

Para poder definir quais métricas analisar é primeiro preciso conhecê-las e entender quais dados são apresentados por ela. Vamos lá?

Acessos: O primeiro e mais bruto dos dados refere-se a quantos acessos tiveram em seu site, ou seja, quantas vezes ele foi aberto e carregou em algum navegador pela internet. É verdade que o dado por si só não diz muita coisa, mas ele é bem importante para você acompanhar o crescimento e a sazonalidade do site.

Usuários únicos: Agora, começamos a refinar um pouco mais o dado bruto de acessos. A métrica de usuários únicos, como o próprio nome já diz, é o número de pessoas que acessaram o site. Independente de quantas vezes essa pessoa acessou, ela será contabilizada apenas uma vez (enquanto a ferramenta estiver acompanhando ela).

Sessões: Esta métrica registra e contabiliza o número de interações, como cliques e páginas acessadas, que os usuários executam no site enquanto estão navegando nele.

Taxa de Rejeição: Registra a porcentagem de usuários que entraram no site e permaneceram na mesma página sem realizar nenhuma ação (clique, busca, preenchimento de formulário) no período em que estavam nele.

Até aqui vimos algumas métricas gerais para acompanhar a performance do site, mas existem outras que também são utilizadas para acompanhar o retorno geral de suas campanhas de marketing digital. Vamos a elas:

ROI: Essa métrica é uma das principais utilizadas. Ela calcula o Retorno Sobre o Investimento (ROI) de uma campanha para você saber exatamente o quanto está tendo de retorno para cada R$1 investido. O cálculo dela é bem simples: ROI = (receita obtida – investimento) / Investimento. Por exemplo, se eu tive um retorno de R$10.000,00 investindo R$500 o meu ROI é (10.000,00 – 500,00)/500,00 = 19, ou seja para cada 1 real investido a campanha trouxe 19 de retorno.

CPL: O CPL consiste no Custo Por Lead captado, ou seja, quanto foi utilizado do investimento para cada lead que entrou no site. Esta é uma métrica muito utilizada para serviços, pois a conversão do site geralmente é o contato do cliente, e não a compra final do produto.

CAC: O Custo por Aquisição de Cliente (CAC) é muito importante para saber quanto de investimento foi preciso para conquistar cada cliente. O cálculo consiste na divisão do investimento pelo número de cliente obtidos, simples e objetivo.

Conversões Assistidas: Essa métrica, que é muitas vezes deixada de lado, é muito importante para a melhor avaliação dos canais de mídia utilizados. Ela mostra quanto de receita indireta cada mídia trouxe para o site. Por exemplo, se o usuário acessa site através de um anúncio no Google Ads, sai sem realizar uma compra, mas no futuro retorna através de um outro canal e efetiva a compra, é atribuída à campanha do Google Ads uma conversão assistida. 

Essas são as principais métricas utilizadas ao avaliar e acompanhar campanhas de marketing digital e os resultados do seu site. Lembre-se que determinar metas e saber quais métricas acompanha é essencial para tomar decisões mais certeiras e conquistar cada vez melhores resultados. As ferramentas nos trazem informações muito ricas e que, se soubermos interpretá-las, nos dá a possibilidade de acompanhar e acelerar a evolução do negócio no digital. 

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