Por que os links patrocinados ainda são tão importantes para a estratégia digital das empresas

Os anúncios pagos – também conhecidos como links patrocinados – fazem parte de um pilar importantíssimo do marketing digital. Seu principal benefício é disponibilizar ao anunciante espaços onde ele poderá mostrar o seu produto/serviço, exatamente para quem procura por ele. O Google fornece espaços publicitários para anunciantes que desejam ter suas marcas, serviços e produtos em posições mais relevantes na página de pesquisa.

Ou seja, ao pesquisar por um produto/serviço, o usuário é impactado por esses anúncios destacados, induzindo-o a escolher os sites que estão nos primeiros resultados de busca. Além de fortalecer a presença da marca na internet, deixa o usuário sempre mais próximo da etapa de aquisição de algum produto e, você paga apenas quando o usuário clicar no seu anúncio e visitar seu site. É uma estratégia com retorno bastante atraente a depender da verba investida e do tipo de campanha veiculada.

Nesse sentido, empresas que anunciam no Google têm mais oportunidades de venda pela web, pois se apresentam como alternativa de compra para esse consumidor interessado em produtos de um nicho específico. Assim, o interesse converte-se em venda mais facilmente para empresas que investem em mídia paga, em detrimento daquelas que sequer cogitam anunciar no Google.

Primeiros passos para anunciar em Google Adwords

Após criar a conta no Google Adwords, cabe a você (em conjunto com a agência contratada, se for o caso) responder a algumas perguntas para definir o melhor orçamento a ser gasto. Você pode se perguntar quantas vezes seria interessante aparecer no buscador para atingir e atrair seu público-alvo, por quanto tempo veicular a campanha e também procurar descobrir a densidade da concorrência nesse canal.

A partir dessa análise, cabe determinar o valor diário a ser gasto. Após essa etapa, defina quais serão as palavras-chave que ativarão os anúncios no momento que um usuário efetuar a busca. Crie seus anúncios e segmente suas campanhas para o local e horário que achar mais relevante.

Formatos dos anúncios

Atualmente, empresas conseguem anunciar no Google a partir dos seguintes formatos de anúncios:

#Anúncios de texto = conjunto de anúncios que aparecem diretamente na pesquisa do Google em formato de texto;

#Anúncios gráficos = incluem textos, imagens ou animações. Podem aparecer no Google ou em sites parceiros na rede de display que disponibilizam espaços para divulgação;

# Anúncios de conteúdo digital = focado em promover aplicativos, fazendo o usuário efetuar o download;

# Anúncios em vídeo = utiliza vídeos da conta do anunciante no YouTube;

# Anúncio de chamada = direcionado apenas para receber ligações.

A importância da segmentação das campanhas

De nada adianta destinar um montante de verba para o Google se a campanha está aberta para um público que não está interessado em seu nicho de negócio. Atente para a segmentação! Com ela, é possível analisar exatamente quais campanhas estão obtendo resultados mais relevantes ou menos relevantes (cliques, impressões, conversões, etc.).

É possível, também, analisar qual dia da semana, horário, dispositivo está trazendo melhores resultados para sua conta. Dessa forma, você pode definir metas e estratégias para cada segmentação efetuada, focando nas campanhas que trazem o melhor resultado.

Mas, atenção: antes de investir em links patrocinados, escolha uma agência que possa administrar sua verba de forma profissional e com garantia de retorno sobre o investimento feito. Pesquisa bem e procure por profissionais capacitados com conhecimento na administração de links patrocinados. E que as boas vendas sejam uma constante no seu negócio!

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