Inbound marketing: como ele pode atuar a favor do seu negócio

Você já ouviu falar em inbound marketing? Trata-se de uma nova forma de marketing, menos invasivo e voltado a uma comunicação mais estreita com potenciais consumidores. Por essa característica, é também chamado de marketing de atração e inaugurou uma nova forma de fazer negócios pela internet. Ele se opõe ao marketing tradicional, que se baseia em propaganda e interrupções, também conhecido como outbound marketing.

O inbound marketing parte do princípio de que o próprio consumidor é quem decide a hora de comprar, quando este acredita já estar suficientemente munido de informações acerca de um produto ou serviço e consciente dos seus benefícios.

Para conquistar o interesse de potenciais consumidores e, assim, iniciar uma conversação, as empresas devem investir na oferta de conteúdo de qualidade. Conteúdo. É esse o principal pilar que sustenta o inbound marketing. E a explicação está no fato de que tudo gira em torno dele.

Mais do que convencer o consumidor sobre a aquisição de um produto ou serviço, o inbound marketing busca educar a audiência a respeito do segmento de atuação da empresa. O sentido disso tudo é encantar o público a se definir pela aquisição ou não do produto. E isso só acontece quando ele tem plena certeza daquilo que quer. O conteúdo, nesse sentido, é aliado de peso para a tomada de decisão.

O que as empresas precisam fazer para serem bem-sucedidas nas estratégias de inbound marketing? Basicamente reforçar a sua autoridade perante a audiência dentro do segmento em que atuam.

Formas de fazer inbound marketing

São muitas as formas de praticar o marketing de atração. O importante é não esquecer que quando falamos em conteúdo, isso não significa apenas texto. Veja alguns formatos que você pode usar na conversa com seu público consumidor:

– Publicação de posts em blog;
– Divulgação de Infográficos;
– Ebooks;
– Webinars e Podcasts;
– Vídeos online;
– E-mail marketing;
– Conteúdo em Mídias Sociais.

Importante destacar, ainda, que a metodologia do inbound marketing deve ser praticada seguindo uma sequência lógica de etapas. São elas: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Para cada etapa, conteúdos específicos devem ser enviados de acordo com o resultado que se quer alcançar. Transformar o visitante de um site em lead e, após isso, conduzi-lo através de um funil de vendas até que ele chegue ao estágio de cliente é o grande desafio do inbound marketing.

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