Evento Share em Porto Alegre: a importância do conteúdo

No sábado (19), a whip foi conferir o que rolou no Evento Share, que aconteceu na ESPM, e contou com a presença de vários nomes de peso do mercado digital do país. Entre profissionais de mídia, conteúdo, criação e planejamento, a troca de experiências foi intensa e cheia de informações relevantes e atuais. Trazemos para vocês um pouco do que consideramos mais relevante ser compartilhado.

Share

Quem abriu as conversas foi Larissa Magrisso (acima), da W3Haus, com a palestra Real Time Research feat Brand Utility: a próxima geração do Real Time Marketing. Ela falou sobre como isto não é novidade, já existe há muito tempo fora das plataformas digitais, mas hoje temos a possibilidade cada vez mais de planejar as estratégias e entregar um conteúdo que, de alguma forma, seja relevante e útil às pessoas, afirmando o que dita a internet hoje: “real people first”. A segunda tela entra como uma enorme oportunidade geradora de buzz e, numa ação de Real Time Marketing, as palavras-chave são antecipação aliada à improvisação. Assim, entendemos que para que ela funcione sem imprevistos, temos que planejar bastante e pensar até mesmo no que poderia dar errado.

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Depois dela, quem assumiu o palco foi Ana Laura Mello (acima), da Remix. A palestra The Social Checklist – Criando para um mundo social focou em 5 pontos essenciais para criar um conteúdo relevante para uma marca nas mídias sociais e repercurtir entre as pessoas: propósito, emoção, comunidade, utilidade e cultura. Para Ana, “o propósito dá o sentido, a estratégia dá a direção”. Dessa forma, temos que analisar aonde queremos chegar e, dessa forma, decidir o conteúdo que iremos transmitir.

A última palestra da manhã foi do mídia Felipe de Leon, da Cadeon. Ele falou um pouco sobre diferentes modelos e metodologias de planejamento para cada uma das mídias e defendeu o planejamento de uma campanha feito de forma integrada entre planejamento, criação e mídia, sem as barreiras que existiam no passado. Felipe encerrou com a frase: “A mídia é rei. O contexto é deus.”.

Pela tarde, teve mais gente dando o que falar. Jean Boechat, da Talent, falou sobre tendências em comunicação, apresentando vários cases como exemplo. Já conhece o site que fizeram com a música Like A Rolling Stone, do Bob Dylan? É um site interativo em que vemos 16 canais de TV enquanto toca a música, todos sincronizados como se as pessoas estivessem cantando. É uma ideia simples, mas que foi super bem feita e gera muito engajamento entre os fãs.

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Aí foi a vez de Manuela Barem, editora do BuzzFeed Brasil, conversar com o pessoal. Ela contou um pouco sobre como funcionam as postagens do portal, como pensar o conteúdo para a internet e deixou espaço para um diálogo aberto com o público. Segundo ela, o mais importante de uma postagem é o título, responsável por atrair público à matéria.

Fernanda Pereira, da África, falou sobre o planejamento fora da gaveta e como fazer o processo criativo se tornar mais colaborativo e integrado. Logo depois dela, Guilherme Coe, do Mc Donald’s trouxe a palestra Everyday Fun – A estratégia do Mc Donald’s nos meios digitais. Apresentando resultados em números corpulentos, ele explicou que a premissa da love brand é a relevância do conteúdo que eles passam para o público, sempre divertido e útil de alguma forma. Assim, levamos a lição que uma comunicação divertida e descontraída também engaja – e muito! – e que não precisamos ter uma comunicação sempre tão séria e quadrada.

E para encerrar o dia, quem subiu ao palco foi o Relações Públicas, Guilherme Alf, para falar sobre gestão de crise no ambiente digital. A lição que pode ser tirada é que, se tudo der errado, em último caso é importante manter a humildade, admitir o erro e se desculpar publicamente.

É muito importante para o mercado digital gaúcho termos mais eventos de qualidade como este por aqui. O recado que fica do Share é: não podemos esquecer que lidamos com pessoas e que elas também esperam se comunicar com pessoas, e não com máquinas. Toda a atenção e disponibilidade são importantes para uma entrega satisfatória e que irá manter o cliente por perto. Esperamos que a gente tenha passado um pouco do aprendizado deste dia e até a próxima!

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