Dicas para e-commerce no segundo semestre de 2018 – Tendências do mercado neste ano

5 dicas para o E-commerce

O E-commerce cresceu de maneira expressiva no Brasil, só no ano de 2017 foram 12% de crescimento segundo a ABCOMM. A perspectiva para 2018 é ainda maior, já que economia está em recuperação. Projeções da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), apontam que ela terá um crescimento de 2,28% esse ano. Sendo assim, nada melhor que saber o quais são as tendências do e-commerce brasileiro, e se preparar para o segundo semestre. Vamos lá?

5 Dicas para E-commerce brasileiro em 2018

Esse ano o foco é no atendimento e experiência do consumidor. Isso é ótimo, pois todo mundo sai ganhando: o consumidor fica satisfeito, a loja tem maiores chances de fidelizá-lo e consequentemente faturar mais. Algumas tendências que comprovam isso são:

1-Chatbots: eles vieram para ficar e já estão sendo utilizados por muitos e-commerces! São robôs programados, ou que possuem inteligência artificial, que se comunicam com seus clientes através de plataformas de chats.
Sabe quando você entra em uma loja virtual e logo perguntam como podem lhe ajudar através do chat? Normalmente são Chatbots que fazem isso. Podem ser utilizados tanto no chat do próprio site, quanto em aplicativos de trocas de mensagens, como o Facebook Messenger, Telegram e Skype por exemplo.
A ideia principal para a utilização dessa tecnologia é atender o cliente com maior rapidez e eficiência, solucionando pequenas dúvidas e padronizando o atendimento. Além disso, são uma ótima opção para maior produtividade e competitividade, pois atendem uma escala maior de consumidores sem grande custo operacional. Se você quer potencializar o relacionamento com seus clientes, chatbots são uma boa opção.

2-Inbound Marketing: é uma estratégia de baixo custo e grande eficiência. Não é mais uma tendência, e sim uma realidade que permanece forte em 2018. Trata-se de uma forma de alcançar leads de maneira espontânea, e firmar a marca como uma autoridade na área em que atua. Neste ano essa estratégia terá um foco maior na conversão, criando conteúdo qualificado, educando e atraindo clientes. Com a criação de conteúdo relevante você abre a possibilidade de divulgações espontâneas, aumentando o tráfego orgânico do canal em que o conteúdo está, e posicionando melhor a marca. Além disso o Inbound Marketing fará, cada vez mais, parte das estratégias de Omnichannel. Essa técnica traz uma infinidade de benefícios para a marca.

3-Experiência de compra personalizada: apesar de parecer já comum no e-commerce, a experiência de compra personalizada em 2018 será baseada no histórico de navegação dos clientes. Esses dados podem ser obtidos através da própria plataforma da loja virtual. Isso torna a comunicação mais certeira, pois a oferta de conteúdos e produtos será baseada em dados. Além disso a oferta de produtos personalizados tende a aumentar em 2018, fazendo com que o consumidor se sinta especial por possuir algo único.

4-Omnichannel: essa tendência que surgiu em meados de 2014, alcança seu auge em 2018. Considerando que hoje em dia tempo é dinheiro, os consumidores têm pressa em comprar e receber os produtos. A possibilidade de ter um multi-canal em que se possa comprar pela internet e retirar na loja, ou comprar na loja e receber em casa, por exemplo, maximiza a experiência de compra, deixando seu negócio mais competitivo.

5-Mobile: atualmente boa parte das compras em lojas virtuais são feitas através de dispositivos móveis. Isso aumenta a necessidade de ter uma loja que possa ser acessada tanto por Smartfones quanto Tablets. Se a sua loja não tem um layout responsivo, ou criado especificamente para Mobile, com certeza você está perdendo vendas.

Agora que você já está por dentro das tendências no e-commerce para 2018, bora se preparar? O segundo semestre desse ano vem com tudo, e as chances de alcançar um maior número de clientes são grandes. Confira:

Segundo semestre 2018:

O segundo semestre do ano é o que tem mais datas importantes para o e-commerce, e muitas oportunidades de conversão. Nesse ano ainda temos como atenuante da Copa do Mundo 2018, que pode impulsionar as vendas de itens esportivos e tecnológicos como Smart Tvs. Criamos uma listagem para você não perder nenhuma chance:

-Copa do mundo 2018 (14/06 a 15/07)
-Dia dos Pais (12/08)
-Dia do Cliente (15/09)
-Dia das Crianças (12/10)
-Black Friday (23/11)
-Cyber Monday (26/11)
-Natal (25/12)
-Boxing Day (26/12)

Não se esqueça! É importante sempre planejar com antecedência as ações de marketing para essas datas. Principalmente no e-commerce, que envolve compra, aprovação de pagamento e logística, as campanhas devem ser lançadas pelo menos 15 dias antes das datas comemorativas como, por exemplo, o Natal.  
Busque preços competitivos, negocie com fornecedores uma compra maior em troca de preços mais baixos. Assim você pode repassar esse desconto ao consumidor. O frete também acaba sendo um fator decisivo na hora da compra, por isso é importante verificar a possibilidade de oferecer frete grátis para uma determinada faixa de CEP, ou com um valor mais baixo.

Foco no cliente!

Como você pôde perceber a maior tendência de 2018 é o foco no cliente. Seja na experiência de compra, ofertas personalizadas, conteúdos atrativos, atendimento rápido e eficaz, enfim, tudo gira em torno da satisfação e encantamento ao cliente. Por isso, o mais importante é você sempre promover um bom atendimento. Procure atender bem na hora da venda, pós-venda, e até mesmo para casos mais complicados como reclamações, devoluções e trocas.

Seguindo as tendências deste ano, planejando e produzindo boas campanhas, com divulgação e preços competitivos, você terá mais chances de ter um resultado expressivo. Precisa de ajuda para criar, colocar em prática e divulgar suas ações? Pode contar com a Whip! Conheça melhor nossos serviços, temos certeza que podemos lhe ajudar 😉

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Até a próxima!

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