Como vender no Instagram

sacola de compras com a identidade visual do instragram

Está precisando vender mais e diversificar seus pontos de venda online? Saiba que o Instagram pode ser um ótimo aliado, principalmente nesta fase em que, momentaneamente, as vendas físicas estão limitadas. Que tal aproveitar esse momento para começar a vender pela rede social? Vem com a gente que vamos te explicar como vender no Instagram.

Antes, precisamos entender por que utilizar o Instagram entre tantas redes sociais. Primeiramente porque ele é conhecido como a rede social do engajamento, e é uma das redes que mais cresce em número de usuários no Brasil. Muito do seu sucesso se dá por ser uma rede visual, onde são utilizadas fotos e vídeos para chamar atenção, mais que o texto da legenda. 

Os usuários costumam rolar a tela para ver as imagens, parar nas que chamaram mais atenção e quem sabe ler o texto, apenas se a imagem inicial chamar sua atenção. Podem ainda ver os Stories, atualizações temporárias onde os usuários costumam compartilhar o dia-a-dia e os momentos em “tempo real”, que desaparecem automaticamente depois de 24h. 

Você deve estar se perguntando: “mas o que eu posso vender pelo Instagram?” Qualquer coisa! E essa é a parte interessante desta plataforma, e as dicas que daremos aqui servem para você vender seu produto, serviço ou até mesmo você e a sua imagem.

Vamos então ao que interessa: as dicas.

Crie um Perfil Comercial

O primeiro passo é a criação de um perfil comercial. Diferente de um perfil pessoal, com ele você tem acesso as principais métricas de seus posts, seu público, seu alcance, e permite fazer impulsionamentos e anúncios na rede social. Você pode fazer essa escolha ao criar a conta, ou após criada é possível converter o perfil pessoal para comercial. Para fazer isso é preciso que você tenha uma página no Facebook, sem ela não é possível vincular sua conta como comercial. Se você ainda não tem uma página, criá-la é super simples, e também deve fazer parte das suas estratégias de marketing digital.

Dê atenção à Bio

A Biografia (Bio), ou descrição do seu perfil, é muito importante. É nela que os usuários vão encontrar mais informações sobre sua empresa e seu negócio, desde o nome até a área de atuação. O texto contido nesta área deve ser atrativo, contar com  informações de contato como um telefone ou WhatsApp, e também um link para acessar seu site (este pode ser muito importante, você vai entender logo mais).

Lembre-se também da foto de perfil, ela será a imagem da sua marca nas publicações, por onde ela será reconhecida. O ideal é que seja seu logo, ou uma imagem atrativa e relacionada à empresa.

Conteúdos

Crie conteúdos sobre a sua marca e seu produto, mas sempre pense em entregar informações alinhadas com seu público-alvo e seus interesses. Quando falamos de conteúdo, lembre que ele engloba é tudo que seu usuário consome da sua marca e em sua rede, como fotos, vídeos e textos. 

Ao planejar e elaborar seu conteúdo, tenha em mente que o Instagram é uma rede visual, então é importante usar fotos bonitas e originais para se destacar no feed dos usuários e fazer com que eles interajam com o seus posts. Vídeos estão em alta também, então que tal apresentar seu produto, seus benefícios e até sua marca utilizando esse formato? Mas não se esqueça da legenda: mesmo sendo uma rede visual, ao captar a atenção do usuário é importante que a legenda entregue a mensagem que o post prometeu. 

Pensando na parte de vendas, a plataforma não permite incluir links na descrição das fotos e vídeos, por isso é tão grande a importância do link na descrição do perfil. Nas legendas pode-se utilizar a famosa chamada “Link na Bio”, para os usuários que quiserem saber mais e comprar. Mas lembre-se: nem só de vendas vive o Instagram. Por ser uma rede social de engajamento, os usuários ali presentes esperam que as marcas entreguem conteúdos relevantes além de apenas tentar se vender. 

Feed ou Stories

Agora que já falamos sobre as formas de conteúdo, é hora de pensar em qual formato disponível na rede utilizar, postagens no feed ou stories. Os dois formatos são importantes e devem ser aproveitados. 

O feed mostra, além da imagem, uma legenda onde você pode entregar mais detalhes sobre o produto ou serviço que está vendendo. Seu feed será o primeiro contato com a sua marca, por isso é muito importante que ele seja organizado e os usuários encontrem facilmente o que procuram nas imagens. 

Os stories, por sua vez, duram apenas 24 horas e se tornaram um grande aliado de quem quer estar perto dos usuários. Com ele você pode, além de mostrar seu produto, fazer enquetes para conhecer o seu público, e assim entregar o que eles esperam da sua marca e perfil. Esse formato mostra os conteúdos por ordem de postagem, dando prioridade aos mais recentes, diferente do feed que apresenta os conteúdos conforme sua performance na rede. Então existe mais chance do seu público ver seu stories na hora em que foi postado do que uma imagem no feed.

Vale ressaltar que ambos os formatos são muito importantes para manter sua marca próxima do seu público, e também apresentar os benefícios de seu produto, então busque trabalhar todos os formatos que o Instagram oferece.

Frequência

Assim como nas outras redes, é preciso ter uma frequência em suas postagens para aumentar o alcance e o engajamento do público com seu conteúdo. Por se tratar de uma rede dinâmica em que o algoritmo está em constante mudança, o recomendado é manter uma constância de postagens, de forma que o usuário acostume-se  com o seu conteúdo, fazendo-o esperar por ele.    

Anúncios

Além de aplicar todas as dicas que demos sobre como criar e alimentar seu perfil pensando em vender e apresentar seu produto organicamente na plataforma, quem busca aumentar as vendas e atingir públicos bem segmentados também pode utilizar o Instagram Ads. Ele ajuda a entregar suas promoções e conteúdo para o público que você desejar dentro da rede por um custo não muito alto, trazendo retorno rápido e com fácil mensuração dos resultados. Ao contrário do feed, anúncios patrocinados também aparecem para usuários que não seguem seu perfil.

Que tal aproveitar esse momento e começar a aplicar nossas dicas para melhorar ou até mesmo iniciar as vendas via Instagram? Conta pra gente qual dica você mais gostou, e pode nos chamar se tiver ficado com alguma dúvida!

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