Como captar novos leads para o seu negócio

Conquistar novos clientes é o principal objetivo de qualquer negócio. No marketing digital, chamamos de “lead”um potencial cliente que demonstrou interesse em seu conteúdo, produto ou serviço. Essa demonstração ocorre através do preenchimento espontâneo de um formulário, em que o usuário concede seus dados para contato (geralmente seu endereço de e-mail) para receber algo em troca (um material exclusivo, um cupom de desconto, inscrição em algum evento, um orçamento, etc.). Quando isso ocorre, a empresa tem a oportunidade de estreitar a comunicação com este lead, com o objetivo de transformá-lo em um cliente.

Mas afinal, como obter novos leads?

O Inbound Marketing é uma estratégia que tem o objetivo de atrair novos leads, construir um relacionamento para, enfim, transformá-los em clientes. O método consiste na criação e compartilhamento de conteúdo relevante e envolve todos os canais de comunicação online (site, redes sociais, e-mail marketing, blogs, links patrocinados, etc.).

1. Crie conteúdo de qualidade

Atrair pessoas de interesse para o seu negócio não se trata apenas de divulgar produtos ou serviços. É muito mais eficiente fazer com que o cliente, por livre e espontânea vontade, venha até você, do que ir até o cliente com propagandas e anúncios que, na maioria das vezes, ele nem quer ver. Além disso, a publicação de conteúdo original e relevante contribuirá muito para o SEO de seu site.

O blog é uma excelente forma de disponibilizar conteúdos estratégicos e de livre acesso. Mas recomendamos também apostar na criação de conteúdos fechados que requerem a inscrição do e-mail. Para este tipo de ação, é necessário pensar em que tipo de informação pode ser tão valiosa para o seu público-alvo a ponto de que se disponha a fornecer suas informações de contato. Você pode criar conteúdos mais elaborados como e-books, vídeos, quizzes, guias e ferramentas, por exemplo.

2. Desenvolva Landing Pages

O termo “Landing Page” é traduzido para “página de aterrissagem”. Isso porque, geralmente, o usuário chega até o site através de links externos, seja em pesquisas no Google, e-mail marketing, anúncios, etc. Mas hoje, acabamos utilizando o termo para nos referir a uma página de conversão, como a efetivação de uma compra, download de um arquivo ou cadastro para receber newsletters, entre outras possibilidades.

As landing pages podem ser utilizadas para disponibilizar aqueles conteúdos exclusivos que falamos anteriormente. Elas devem conter um formulário simples e objetivo para que o usuário solicite o acesso, download ou recebimento do seu material.

Por exemplo:

Uma loja de artigos esportivos está planejando uma ação especial para o Dia da Mulher. No dia 8 de março, todas as mulheres cadastradas no site vão receber um e-mail com um cupom de desconto exclusivo, válido somente para esta data. Para isso funcionar, a loja irá criar uma landing page com todas as informações sobre a promoção, com ênfase no formulário para cadastro de e-mail. Feito isso, é hora de divulgar essa ação especial na mídia, redes sociais, links patrocinados, etc.

3. Firme parcerias estratégicas

Olhe um pouco ao seu redor! Com certeza há empresas e até mesmo pessoas que podem se tornar em grandes aliados de negócio. Um e-commerce de suplementos alimentares, por exemplo, pode fazer parcerias com academias que, por sua vez, divulgarão a empresa aos seus alunos. Ou ainda, enviar um kit de produtos para um influenciador digital (pessoa popular nas redes sociais, que de alguma forma esteja conectada com o seu segmento de negócio e consequentemente possui seguidores com os mesmos interesses). Muitas empresas, inclusive, disponibilizam um cupom de desconto com o nome do influencer, para que seus seguidores se cadastrem e comprem na loja. Essa estratégia também é útil para medir os resultados de cada influencer. Por que não começar a fazer isso também?

Resumindo: Obter novos leads e transformar eles em clientes é um trabalho constante e desafiador, que engloba todas as áreas do marketing digital: inbound marketing, social media, SEO, links patrocinados… Se você não é um expert no assunto, deixa pra Whip! Entre em contato conosco!

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