Atributo Alt: o que é, quais as vantagens e como utilizar

demonstração de código do atributo alt

No meio digital, existem inúmeras práticas que podem fazer com que seu site tenha um bom posicionamento em motores de busca como o Google. São otimizações realizadas pelo chamado SEO (Search Engine Optimization). Essas otimizações podem garantir um bom posicionamento, e entre elas está a de otimizar as imagens por meio do Atributo Alt

Basicamente, ao colocar uma imagem em um site, é preciso descrevê-la. Afinal, buscadores não enxergam como seres humanos e não sabem distinguir uma foto de um gráfico ou desenho. Além de otimizar seu site, essa prática também atende às diretrizes de acessibilidade, pois beneficia as pessoas com deficiência. Mas você sabe como inserir um Atributo Alt otimizado? Caso não saiba, sem problemas, estamos aqui para ajudar! 🙂 

Quais são as vantagens do Atributo Alt?

É preciso enfatizar que o Atributo Alt é importante e indispensável. Ele auxilia na indexação e contribui na otimização na busca, pela criação de conteúdo com foco em acessibilidade. Ou seja, ele melhora o ranqueamento do seu site no Google!

Antes de inserir o atributo, responda a perguntas como: por que a imagem existe no contexto em que está inserida? Por qual motivo ela aparece? Caso ela seja desnecessária, utilize-a apenas como background no CSS. Assim você evita confusões ao mostrar uma imagem que não precisa ser reconhecida pelo usuário. 

Como utilizar o Atributo Alt?

Preencher o Atributo Alt das imagens do seu site é simples: basta analisar e descrever a imagem como ela é. Se você usa WordPress, não será necessário mexer em códigos. 

Vamos ao exemplo: primeiramente, você deve ir até a publicação onde está a imagem ou na pasta onde estão salvas as fotos. Na opção “texto alternativo”, insira o texto descrevendo a imagem. Simples, né?

É importante que o texto descreva aquilo que você vê, literalmente, na imagem. Não escreva de qualquer maneira, nem descreva algo não relacionado. Lembre-se de usar até no máximo 100 caracteres ou até 7 palavras. Por exemplo:

e-book preto e rosa sobre a Black Friday

Neste exemplo, trata-se de uma imagem de um e-book da Whip sobre a Black Friday. Sendo assim, um Atributo Alt otimizado seria “e-book preto e rosa sobre a Black Friday”. 

logo da Whip na cor rosa

Na segunda imagem, temos o logo da Whip. Um Atributo Alt otimizado seria “logo da Whip na cor rosa”. 


Agora que você já sabe o que é e como utilizar o Atributo Alt, que tal colocar em prática e melhorar o seu ranqueamento no Google? Caso tenha ficado com alguma dúvida, fale conosco!

This entry was posted in Geral. Bookmark the permalink.